segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Magia Profunda da Ordem DeMolay


Inicio este texto, deixando claro que não tratarei de magia no sentido de fenomenologia anti-natural, e sim num sentido lírico. Por mais que alguns entrem e se decepcionem ao saber, a Ordem DeMolay não ensina magia.

Assim como As Crônicas de Nárnia podem ser interpretadas de maneira simplória e desatenta, a Ordem DeMolay também está diante de vários olhos, e aguarda pacientemente pela descoberta de seu potencial por parte de seus membros. 

Por mais que ingressemos na Ordem DeMolay com a carga de educação familiar e com consideráveis conhecimentos escolares, não podemos pensar que ela não terá seu (importante) papel em nossa formação como cidadão. Ainda no mesmo raciocínio, a Ordem DeMolay não está completa sem a participação de cada um de nós na sua existência e desenvolvimento.

Os que ingressam na Ordem DeMolay com idade entre 12 e 15 anos, o fazem com uma grande necessidade de aprendizado, mas nem sempre preparados para todas as situações que vivemos dentro da Ordem. São curiosos sobre tudo deste novo mundo que emerge em sua frente após o véu cair de seus rostos (quando as portas do guarda-roupa se abrem), tem o ímpeto de serem heróis das virtudes que lhes são confiadas. Em muitos momentos serão, sem perceber, motores de transformações nos DeMolays ao seu redor, e nas estruturas da Ordem.

Alguns ingressam na Ordem tendo entre 15 e 18 anos, com o desejo de se firmarem como quase adultos respeitosos e influentes, buscam na Ordem conhecimentos que lhe façam entender e serem melhores ao passar pelas situações que a vida nos impõe dia-a-dia. Não são adultos, nem crianças, são um meio termo conflituoso, que por  vezes estão atrás de novos conflitos dentro de si. É uma faixa difícil, pois um passo errado, uma escolha mal feita pode prejudicar todo seu futuro de aprendizado e construção dentro da Ordem, e o poder (cargos) é o grande divisor de águas de sua jornada no mundo da Ordem DeMolay (assim como a tentação da Feiticeira Branca)

Por fim, entre os ingressantes, existe a faixa de 18 a 20 anos, onde se encontram os DeMolays mais experientes, que já passaram por muitas coisas no mundo profano, e às vezes por isto tornam-se cegos para inocentes e importantes detalhes da Ordem, esquecem que responsabilidade e seriedade não são únicas motrizes do trabalho realizado na Ordem. 
Estes DeMolays são os que irão liderar e serem modelos para aqueles garotinhos, que ainda não conhecem as dificuldades do trabalho, que observam apenas a teoria perfeita, que não conhecem o poder negro que há em cada ser.  Neles se concentram a observância daqueles que devem zelar pela harmonia da vida no mundo da Ordem (os Tios.'.), um deslize  é fatal, nesta faixa somente os heróis podem atingir os mais altos postos de liderança (não leia cargos), não podem se amedrontar com as dificuldades das batalhas, não podem ser  fracos ao agir contra o erro, e devem sempre confiar na egrégora (tá, é uma palavra complicada para se usar aqui, mas...) que rege o mundo da Ordem (assim como Pedro ao liderar os narnianos mantendo-se de pé até o último momento em que a Magia Profunda agiu dando a Aslam a força para vencer a batalha por Nárnia).

A Magia Profunda da Ordem DeMolay não faz pássaros  falarem em nossas reuniões (nem em Nárnia) não nos dá um exército de seres míticos para lutarmos contra as injustiças do mundo, mas nos dá a oportunidade de contarmos com grandes homens, nos dá grandes lições e grandes reflexões, que quando o sol atingir seu meridiano, estaremos prontos para sermos herois reais no mundo real, A Magia Profunda da Ordem DeMolay nos torna Luz,nos prepara para a verdade e quando chega a hora certa, fecha as portas de seu mundo para que possamos abrir as outras portas que as novas etapas de nossa vida torna necessário.


PS.: Gostaria de deixar registrado meu sentimento de luto pelo Irmão Kevin do Capítulo Cavaleiros Templários de Pesqueira Nº 609  que hoje às 10:00h da manhã partiu para o Oriente Eterno, e agora viverá o dia eterno.

3 Opiniões:

Parabéns Tobias. Em tantos anos de Ordem, talvez nunca tenho lido algo de tão belo a respeito da Organização que tanto amo!

PARABÉNS MESMO!

Meu Irmão" parabens pelo texto, hj ganhei meu dia e mudei muita coisa na minha visão de Ordem Demolay


(LUTO)

Meu irmão, muito obrigado por dar mais esse fôlego a mim dentro da Ordem, que até o momento só vinha recebendo brisas para apagá-lo. Bom que são somente brisas e que com irmãos como você reavivam o meu sentimento para seguir em frente, de tornar digna dos elogios de todos os homens de bem essa grande Ordem da qual aprendi a amar seus ensinamentos e todos os seus membros.

Do fundo do meu coração, realmente, parabéns!
;( LUTO

Postar um comentário