sábado, 26 de fevereiro de 2011

Virtus Virtudes




Não poderia existir no blogue uma Sessão Especial com o nome "Virtudes" (do Latim: Virtus) se eu não falasse das nossas 7 Virtudes Cardeais. A algum tempo fiz um texto sobre as virtudes, e levei ao meu Capítulo. Agora vou trazer para vocês uma interpretação minha de como estas virtudes estão presentes e devem ser vividas por nós, dentro e fora da Ordem.

Disposição para fazer o bem, que se aperfeiçoa com o hábito.
Para tornar-se DeMolay cada um de nós tivemos que demonstrar naturalmente possuirmos tais virtudes, mas de que vale termos tais virtudes intrínsecas à nós, se não a praticamos.
Diante do livro sagrado fomos chamados a levarmos uma vida pura e varonil, carregando para sempre estas 7 virtudes cardeais em nossas vidas.

  Amor filial:   em reconhecimento aos que primeiro demonstraram amor em nossas vidas,
Que por 9 meses nos esperaram nascer, demonstrando a cada dia o amor incondicional que por nós sentiam e sentem.

  Reverência pelas coisas Sagradas:   não há aquele, crente ou não, que não viva pelos desígnios de um deus que tudo governa e a todos ampara, sendo DeMolay nos cabe respeitar a crença de cada um de nossos irmãos e levarmos uma vida iluminada pelo Pai Celestial, este, que representa o deus individual de cada DeMolay.

  Cortesia:   em um mundo tão individualista, somos chamados e resgatar o elo que há entre cada um de nós DeMolay’s ou não, como filhos de um grande e único deus, a cada dia de nossas vidas e em todas as situações que nos deparamos dentro ou fora da sala capitular.

  Companheirismo:  tida como a mais representativa das 7 Virtudes Cardeias pelos Irmãos, nos convida a convivermos em e fora da Ordem com verdadeiro espírito fraternal, seja numa simples conversa ou ao escutar o mais íntimos desabafos de um Irmão, familiar ou amigo.
Todas juntas fazem um DeMolay, mas viver a Ordem sem companheirismo é quase impossível de se imaginar.

  Fidelidade:  um DeMolay que não é fiel a sua palavra, que não é fiel aos seus votos, que não é fiel a seus princípios, não conseguirá levar uma vida que siga os mais altos preceitos de nossa Ordem. Do simples “amanhã te ligo às 10:00 Hrs” ao derradeiro “[...] na alegria e na tristeza”, um DeMolay deve se manter fiel as promessas feitas como o homem de bom costume que se é.

  Pureza:  afastai-vos dos valores tronchos que alguns círculos sociais lhe apresentam, mantei-vos em contínuo zelo pela pureza de pensamentos,atos e palavras. Assim, todas as outras virtudes lhe serão ainda mais fáceis de cultivar.

  Patriotismo:  em tempos de guerra, sua força e sangue, em tempos de paz sua dedicação e compromisso. Dedicai-vos a cultivar na juventude do nosso país o desejo por um futuro de glórias e vida virtuosa, comprometei-vos a sempre honrar o nome de tua pátria onde quer que vás. Tenha orgulho das conquistas e da Soberania de nosso povo, mas ainda mais orgulho tenha em ser personagem ativo das novas conquistas de nossa pátria.


Virtudes Cardeais, que não são cardeais a toa. Assim como os pontos cardeais mostraram aos navegadores e viajantes os tesouros escondidos da humanidade que se espalhava pelo mundo fora do velho continente, as Virtudes Cardeais nos direcionam a descobrir o tesouro de uma vida correta, e nos remete a nossos irmãos que caminham na mesma direção que caminhamos.
Além de pontos, virtudes que não se enxergam com os olhos, as nossas Virtudes Cardeais são velas, chamas fixas a iluminar nosso altar, garantindo que mesmo que a turbulência da vida profana nos afaste delas, ainda poderemos olhar para aquelas luzes acessas em um lugar que sempre nos lembrará nosso grande dever de "ser a mudança que o mundo precisa"*.

Virtus, Virtudes!
Viva tuas virtudes.

* "Seja a mudança que você quer no mundo" - Ghandi
Luz e Paz"

2 Opiniões:

Tobias Faria, gostei muito do seu blog, em especial desta postagem. O meu blog inclusive tem como nome o título de seu texto "Virtudes". Já escrevi sobre as Virtudes Capitais, bem semelhante às cardeais. Gostei muito. Se possível visite meu blog também. Abraços

MMeirelles

Muito bom o texto.
Apenas achei extremamente desnecessário likar a palavra soberania ao site do SCODB.

Postar um comentário