segunda-feira, 18 de março de 2013

Ao princípio


"O princípio é o que importa." 
Frank Sherman Land

Nesta data, em um ano distante, as chamas consumiram o corpo de Jacques de Molay.
Nesta data, em um ano distante, sete chamas foram acesas para lembrar que ideais resistem ao tempo.
Nasce a Ordem DeMolay. Uma instituição guiada por tratados de conduta perfeita, edificadora de caráter ilibado e escola de humildade e servidão.
Como toda instituição que se abriu ao mundo, a Ordem DeMolay se propôs a viver a prática e a prática é feita pelos homens.

Homens (no sentido de espécie, não de gênero) em todos os momentos da história mostraram que aproximar-se da perfeição é algo para raros. Portanto, assim como as Ordens de Cavalaria medievais, as Religiões ao longo dos séculos, a ciência nos seus primórdios e - num enfoque mais atual - os partidos políticos, a Ordem também teve exemplos de falhas protagonizadas pelos homens que a faz.

Mas este, ao contrário dos últimos textos que escrevi, não é um texto de lamento, é um texto de libertação, verdade e até comemorativo, por que não ?

Tem um dizer que dedicamos por aqui a um amigo: "Você pode sair de Vila Popular, mas Vila Popular não sai de você."
É bem isso.
Passei a noite vendo alguns irmãos comentando sobre o #DeMolayDay, vi outro publicando seu discurso de entrega do cargo de MC do Capítulo e passagem à maioridade, vi publicarem algumas artes que fiz para este mesmo blogue e fiquei pensando se isso cabia a mim ainda.

Antes do dia acabar, mais precisamente a madrugada, vi ser publicado no grupo do Facebook do meu Grande Capítulo e do SCODB a resposta que eu precisava. Sim, isso me pertence. Pertence a todos que conservam em si a essência da Ordem, independente de ainda realizarem suas cerimônias capitulares, de ainda viajarem para eventos ou o que quer que seja.
Hoje os DeMolays tiveram uma prova de que ainda cabe dentro e fora dos Templos a luta pela justiça.

Aos que acompanharam as horas mais escuras deste blogue e do SCODB sabem que uma movimentação para influenciar a eleição da Diretoria Executiva do Supremo citado foi o estopim para minha indignação com muito que vinha acontecendo. Mas hoje depois meses, a estrutura sarou suas próprias feridas e a justiça foi feita, sendo devidamente retificadas as falhas do processo eleitoral e tornando a Diretoria do SCODB uma diretoria legalmente instalada e legitimada pela voz de suas bases.

Assim como todas as democracias, com a ajuda de todos que a compõe, sem omissões a caminhada em busca da harmonia plena entre a letra e a prática vai se construindo. Sem omissões os erros vão sendo apontados e o debate se constrói com o objetivo do aperfeiçoamento, um debate em que a união deve legitimar a Soberania da instituição (ao contrário do que aconteceu em momentos de divergência passados).

No fim, carrego o alívio de ter lutado do lado certo como achei correto lutar e alimento a esperança de que dias melhores nos esperam.

Enfim, parabenizo aos irmãos que lutaram, aos que continuam lutando, aos que ainda nem iniciaram mais que futuramente poderão estar lendo este texto, pois o nosso ideal não será conquistado hoje ou amanhã, mas também não será conquistado com a ausência de cavaleiros nesta luta, uma luta para formar cidadãos conscientes,  profissionais comprometidos, políticos honestos, enfim, uma sociedade melhor onde Liberdade, Igualdade e Fraternidade não fiquem apenas em discursos e bandeiras.

Fica aqui o fôlego para futuras batalhas e para as batalhas diárias na vida profana.
Que o Pai Celestial continue guiando nossas vidas sob os auspícios das Virtudes Cardeais e nos dê a sabedoria para perdoar os arrependidos e merecer perdão pelo arrependimento sincero.


Luz e Paz para todos neste nosso dia !


   (...)

ARTIGO V.

Fica decretado que os homens
estão livres do jugo da mentira.
Nunca mais será preciso usar
a couraça do silêncio
nem a armadura de palavras.
O homem se sentará à mesa
com seu olhar limpo
porque a verdade passará a ser servida
antes da sobremesa. 
(...)
Thiago Mello no livro "Faz escuro mas eu canto"

0 Opiniões:

Postar um comentário