Antes a fogueira !

Ontem foi o dia do Irmão. Vários DeMolays aproveitaram para prestar sua homenagem aos outros irmãos DeMolay nas redes sociais. Foi uma verdadeira exaltação à Fraternidade que nos move. Entretanto [...]

Leia mais...

Cordialis DeMolay

Foste dedicado a que vida levar? Ao adentrardes de visão tão escura, Uma vida varonil e tão pura, A ti quiseste consagrar. [...] Escrito por: Tio Ricardo Andrade

Leia mais...

Virtus Virtudes

Disposição para fazer o bem, que se aperfeiçoa com o hábito. Para tornar-se DeMolay cada um de nós tivemos que demonstrar naturalmente possuirmos tais virtudes, mas de que vale termos tais virtudes intrínsecas à nós, se não a praticamos. Diante do livro sagrado fomos chamados a levarmos uma vida pura e varonil, carregando para sempre estas 7 virtudes cardeais em nossas vidas.

Leia mais...

Magia Profunda da Ordem DeMolay

Assim como As Crônicas de Nárnia podem ser interpretadas de maneira simplória e desatenta, a Ordem DeMolay também está diante de vários olhos, e aguarda pacientemente pela descoberta de seu potencial por parte de seus membros.

Leia mais...

Liberdade que desfrutamos(?)

Em todas as nossas reuniões exaltamos a liberdade; religiosa, civil e intelectual. Entretanto, creio que poucas vezes paramos para refletir como exercemos a nossa, como respeitamos a dos outros e como lutamos para garantir isto a todos os cidadãos.

Leia mais...

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Antes a fogueira !



Ontem foi o dia do Irmão.
Vários DeMolays aproveitaram para prestar sua homenagem aos outros irmãos DeMolay nas redes sociais.
Foi uma verdadeira exaltação à Fraternidade que nos move.

Entretanto, o que mais pensei durante esse dia foi sobre Traição. Não, não são pensamentos tão distantes do que o dia sugeria, principalmente para aqueles que avançaram nos graus do Ilustre Rito da Cavalaria Brasileira.

A Ordem Templária também era baseada na fraternidade entre seus membros, e ainda assim o desejo de poder superou o caráter e fidelidade de alguns de seus integrantes que se renderam à inveja e egocentrismo ao aceitarem se aliar com Felipe, o Belo, para atingirem Jacques DeMolay e os cavaleiros que lhes eram fieis.

DeMolay entretanto, com sua lealdade aos princípios e às pessoas que edificavam a Ordem resistiu e não entregou as informações que desejavam conseguir com seu cárcere e tortura, sendo assim "presenteado" com a morte na fogueira.

Presenteado, pois não teve que passar uma vida inteira com a tristeza de ter sido traído por "irmãos" que antes eram tido com estima e depositários de sua confiança. Confiança, uma palavra, muito poder. "... confiado como irmão."

E que triste seria também o arrependimento tardio do Traidor. Ao ver suas fraquezas atingirem algo tão caro e casto quanto uma amizade sincera e devotada que guia a verdadeira fraternidade. Se a fogueira não fosse seu destino, lhe caberia as noites com o estranho frio das lembranças dos momentos de devoção que aquele que antes era seu Irmão havia lhe dedicado.

Um Irmão tem grande poder na vida do outro, e a Consideração e Confiança são as grandes responsabilidades que este poder carrega.


A ferida da traição de um Irmão nunca sara, não poderiam os inquisidores ou as torturas alcançar com suas garras a alma de nenhum de seus prisioneiros, mas a traição sim, por atingir um sentimento universal e que transcende as inspirações da matéria faz sangrar mais profundo que os olhos podem enxergar.

Tenho escrito menos do que vejo, e visto mais do que gostaria.

Que este dias dos Irmãos nos lembre a grande responsabilidade que temos e que nossos irmãos invisíveis possam nos guiar nesse caminho de virtudes e ideais tão nobres colocando sempre pessoas dignas de assim serem confiados e considerados além de nomeados, Irmãos.

Ainda esperançosamente,
Tobias Farias