Antes a fogueira !

Ontem foi o dia do Irmão. Vários DeMolays aproveitaram para prestar sua homenagem aos outros irmãos DeMolay nas redes sociais. Foi uma verdadeira exaltação à Fraternidade que nos move. Entretanto [...]

Leia mais...

Cordialis DeMolay

Foste dedicado a que vida levar? Ao adentrardes de visão tão escura, Uma vida varonil e tão pura, A ti quiseste consagrar. [...] Escrito por: Tio Ricardo Andrade

Leia mais...

Virtus Virtudes

Disposição para fazer o bem, que se aperfeiçoa com o hábito. Para tornar-se DeMolay cada um de nós tivemos que demonstrar naturalmente possuirmos tais virtudes, mas de que vale termos tais virtudes intrínsecas à nós, se não a praticamos. Diante do livro sagrado fomos chamados a levarmos uma vida pura e varonil, carregando para sempre estas 7 virtudes cardeais em nossas vidas.

Leia mais...

Magia Profunda da Ordem DeMolay

Assim como As Crônicas de Nárnia podem ser interpretadas de maneira simplória e desatenta, a Ordem DeMolay também está diante de vários olhos, e aguarda pacientemente pela descoberta de seu potencial por parte de seus membros.

Leia mais...

Liberdade que desfrutamos(?)

Em todas as nossas reuniões exaltamos a liberdade; religiosa, civil e intelectual. Entretanto, creio que poucas vezes paramos para refletir como exercemos a nossa, como respeitamos a dos outros e como lutamos para garantir isto a todos os cidadãos.

Leia mais...

terça-feira, 31 de maio de 2011

Liberdade que desfrutamos (?)



Em todas as nossas reuniões exaltamos a liberdade; religiosa, civil e intelectual. Entretanto, creio que poucas vezes paramos para refletir como exercemos a nossa, como respeitamos a dos outros e como lutamos para garantir isto a todos os cidadãos.

São muitos tipos de liberdade garantidas por direito, mas como não se pode garantir que todos façam bom uso da sua liberdade, cada país tem leis que regulam (limitam) esta liberdade em prol da ordem social.

Há alguns dias, aconteceu em SP uma "Marcha pela Liberdade", onde várias bandeiras foram levantadas, e também vários escudos e armas foram apontados aos que manifestantes.

Outro caso também recente, mas menos difundido, foi um comentário feito por uma vestibulanda num microblog (Twitter) em quem ela emitiu sua opinião sobre o curso de Bacharelado em Biblioteconomia ( veja imagem abaixo ), que acabou desencadeando uma série de comentários (em sua maioria, ríspidos) feitos pelos graduandos/graduados do curso me questão.



São dois exemplos de exercício de liberdade e suas consequências.

No primeiro, motivados pela truculência da polícia durante a Marcha da Maconha, diversas pessoas, desta vez também de outros grupos que não fizeram parte da Marcha da Maconha, se reuniram para marchar pela Liberdade. As duas marchas foram alvo de sanções da justiça pois a manifestação supostamente iria infligir as leis que proíbem a apologia ao consumo da maconha (já aqui podemos ver que não há Liberdade de fato).

Liberdade de expressão X Conteúdo da expressão.

No outro caso, uma jovem de 17 anos, estudando para o vestibular, foi retaliada por graduandos/graduados do curso de Biblioteconomia, após comentar em seu microblog (Twitter) que "biblioteconomia é o curso mais lixo" que ela conhece.
Assim como ela teve a liberdade de expressar sua opinião sobre o curso (embasada ou não), os que se ofenderam com o comentário também usaram sua liberdade ao reagirem ao comentário (pejorativo) feito pela garota.

E é neste momento que começo minha reflexão, pois, assim como os policiais agrediram (fisicamente) os manifestantes, os graduandos/graduados do curso (não todos) agrediram (com palavras) a garota  com a Hashtag #CalaABocaLele e respostas ofensivas .

Primeiro devemos ter consciência que a liberdade (Civilizada) não é o mesmo que a ausência de limites, e que mesmo sendo clichê, "toda ação tem reação" (simplificando Newton) .

Limites.
As leis são os principais limites de nossa sociedade e foram elas que foram acionadas para (tentar) impedir a manifestação dos cidadãos que exerciam sua liberdade de expressão ao reivindicar a legalização da Maconha.
A lei também garante a liberdade de expressão.Imaginemos então, nazistas livres para manifestarem sua ideologia; religiosos livres para pregar em praça pública uma verdade superior em detrimento a pregada por religiosos de outra denominação (ops, isso existe); imaginemos os veículos de comunicação divulgando mentiras sobre concorrentes, políticos, artistas, (ops, isso acontece).
Somente com estes três exemplos podemos imaginar um mundo sem ordem, onde o caos é lei.

Bom Senso.
Em outros casos - como o da garota - o bom senso poderia evitar a situação desde o princípio.
Ela poderia ter usado outras palavras para opinar sobre o curso, e talvez a reação pudesse ser mais amena, já que eles também não usaram do bom senso e partiram para respostas hostis e expuseram de forma negativa a garota em uma escala ainda maior do que a garota os expôs.
Vale salientar que assim como ela tinha o direito de expressar sua opinião sobre o curso, os que reagiram também tinham o direito de "defender a imagem" do seu curso/profissão.

Exercício de Liberdade
Aqui chegamos ao ponto final deste texto.
O ser humano está longe, muito longe, de exercer sabiamente a liberdade, e sendo assim, não somos e nem seremos durante muito tempo, verdadeiramente livres.

Velhas máximas apontam o caminho para isto:

"Não faça ao outro o que não gostaria que fosse feito a ti"
Ética da reciprocidade, um princípio difundido em várias religiões e doutrinas no mundo inteiro.

"Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado"
Jesus de Nazaré

"Seu direito termina quando o do outro começa"
Autor desconhecido (pelo menos para mim)

Penso que poderia ser diferente se a Justiça promovesse junto aos manifestantes da Marcha da Maconha, um debate construtivo, aberto aos interessados, com estudiosos, usuários, associações, imprensa, enfim, onde eles pudessem levar a razão de seu posicionamento contrário, e os manifestantes a razão da sua reivindicação.

Penso que poderia ser diferente se a garota pensasse que um curso de graduação não existe por acaso, e nem continua a existir durante tanto tempo ( mais de 60 anos só em Pernambuco ) se a sociedade não necessitar do profissional, que por sua vez também é um ser humano, que está no curso dedicando seu tempo de estudo e trabalho por gostar do que faz, e que não se sentiria bem vendo seu curso ser atacado e minorado de forma pejorativa.
Também os graduados/graduandos, poderiam, em detrimento ao ódio, ataque e combate, terem reagido no sentido de informar a garota que existe algo de bom no curso que lhe faz cursá-lo, terem feito subir uma hashtag em prol do curso e não contra a menina ( foi até o que sugeri a umas colegas de curso - sim, eu oficialmente ainda sou aluno do curso de biblioteconomia da UFPE -  ).

Ainda veremos muitos exemplos de mau uso da liberdade por aí, mas espero que sejamos verdadeiramente defensores da Liberdade que pode edificar e não destruir.

Luz e Paz"





Ps.: Post ao velho estilo http://limaoanalogico.blogspot.com





Adendo: 02/06/2011

Fui questionado por alguns dos estudantes envolvidos, por não ter citado que eles também tuitaram juntamente com a Hashtag #CalaABocaLele a hashtag #SeInformaLele e também enviaram links para que ela pudesse vir a conhecer o curso.

Entretanto, a reflexão e questionamento feito aqui, não foi o desenrolar do movimento e das respostas dadas pela usuária (que também se excedeu ao tuitar comentários discriminando usuários nordestinos, que por sinal já tem vários exemplos de reação da sociedade a este tipo de atitude
), o que questionei e refleti foi sobre a reação causada pelas atitudes de ambos (Uso da liberdade), não vim apontar o vilões e mocinhos, até por quê nessa história não houveram nem um, nem outro. 

Não foi minha intenção, e nem será, informar jornalisticamente (detalhes, fatos, desfecho...) o que aconteceu. O foco deste texto é a reflexão sobre o "manuseio da liberdade".  

Para encerrar, recebi este tweet da garota envolvida, e creio que não só eu, como os que fizeram o movimento no twitter, estamos (?) satisfeitos em ver que pelas melhores vias, podemos conseguir um resultado favorável para todos:

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Discursos - I


Nesse novo espaço do Blogue irei publicar alguns dos discursos que já fiz durante meu tempo como DeMolay. Alguns eu lembro a motivação e a ocasião, entretanto, outros, como este que irão ler a seguir, tenho apenas a informação da data. 

_______

Para nos recordarmos da liberdade intelectual que desfrutamos.
[...] venho cobrar à todos os DeMolays que sejamos fieis aos nossos votos de lealdade e honra à nossa pátria. Que lutemos contra qualquer tentativa hostil de feri-la, envidando o melhor de nossos esforços em defesa das liberdades civil, religiosa, política e sobretudo, como princípio de tudo, a liberdade intelectual.
Sejamos berço da cidadania e livre consciência.

        Pátria; lugar onde nascemos, país.
        País; nação.
        Nação; pessoas ligadas entre si por um vínculo permanente de idiomas, religião ou valores.

"Talvez nós nunca sejamos chamados a defender nossa pátria num campo de batalha, porém, cada dia apresentam-se novas oportunidades de nos firmarmos como bons e corretos Cidadãos."

Somos DeMolays por sermos guiados pelas 7 Virtudes Cardeais, em cada pensamento,palavra e ação. Caso deixemos de perpetuar ao menos uma destas virtudes em nossas vidas diárias, tornamo-nos fórmulas vazias. Se não respeitarmos e defendermos os nossos 3 Baluartes, não há motivos para ser DeMolay, não há razão da Ordem existir. Espero que nos esforcemos mais, em traduzir em atitudes tudo aquilo que defendemos e ensinamos. Assim podemos ter verdadeiramente Orgulho de SERMOS DeMolay.


Olinda,05 de Agosto de 2009

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pare & Pense - Meio Ambiente






Por mais que se fale, não basta a militância com tuitaços, belos textos sobre o tema, temos que agir.
São tantas oportunidades que vivenciamos de contribuir para a diminuição dos danos ao Meio Ambiente que o nosso consumismo causa, que não podemos dizer que não sabemos como contribuir para isso.

Bem, como a proposta desta sessão é que vocês tirem suas conclusões do vídeo, aí vai, um dos ótimos vídeos feitos pelo Greenpeace.





A nossa geração também pensa em mudar o mundo, mas será continuaremos a caminho de mudança que foi deixado pelas anteriores a nós ?

Até mais irmãos.

Luz e Paz"