Antes a fogueira !

Ontem foi o dia do Irmão. Vários DeMolays aproveitaram para prestar sua homenagem aos outros irmãos DeMolay nas redes sociais. Foi uma verdadeira exaltação à Fraternidade que nos move. Entretanto [...]

Leia mais...

Cordialis DeMolay

Foste dedicado a que vida levar? Ao adentrardes de visão tão escura, Uma vida varonil e tão pura, A ti quiseste consagrar. [...] Escrito por: Tio Ricardo Andrade

Leia mais...

Virtus Virtudes

Disposição para fazer o bem, que se aperfeiçoa com o hábito. Para tornar-se DeMolay cada um de nós tivemos que demonstrar naturalmente possuirmos tais virtudes, mas de que vale termos tais virtudes intrínsecas à nós, se não a praticamos. Diante do livro sagrado fomos chamados a levarmos uma vida pura e varonil, carregando para sempre estas 7 virtudes cardeais em nossas vidas.

Leia mais...

Magia Profunda da Ordem DeMolay

Assim como As Crônicas de Nárnia podem ser interpretadas de maneira simplória e desatenta, a Ordem DeMolay também está diante de vários olhos, e aguarda pacientemente pela descoberta de seu potencial por parte de seus membros.

Leia mais...

Liberdade que desfrutamos(?)

Em todas as nossas reuniões exaltamos a liberdade; religiosa, civil e intelectual. Entretanto, creio que poucas vezes paramos para refletir como exercemos a nossa, como respeitamos a dos outros e como lutamos para garantir isto a todos os cidadãos.

Leia mais...

domingo, 20 de março de 2011

O Ritual



Não, não vou revelar o nosso Ritual. Se era isso que queria, pode procurar melhor por aí :D
Neste post, trarei um texto que o Tio Carlos Eduardo, pediu para eu publicar aqui. Espero que assim como eu, vocês gostem do conteúdo e leiam realmente até o fim, hein !
~☼ ~

Ritual, de acordo com o Dicionário Aurélio, é um livro que contém os ritos de uma religião ou ainda um conjunto de práticas consagradas pelo uso e/ou por normas, e que devem ser observadas de forma invariável em ocasiões determinadas. Tal definição, de pronto nos recorda daquele pequeno livro com os procedimentos a serem adotados no decorrer de uma seção DeMolay, pública ou fechada, independente do Grau.
Um ritual é mais do que isso: é um "caminho a ser seguido", a ser trilhado em busca da consecução de determinado objetivo.

No caso mais específico da Ordem DeMolay e de outras organizações similares podemos afirmar que um ritual é: um caminho a ser seguido para o desenvolvimento de uma ou mais virtudes.
Por virtude, no sentido aqui empregado, entenda-se uma qualidade incorporada ao indivíduo.
Assim, um violinista hábil ou um corredor veloz são dotados de virtudes em suas respectivas áreas de atuação. O ritual representa o caminho a ser percorrido até o desenvolvimento dessas virtudes. São os anos de prática e dedicação que o músico e o atleta dispendem no desenvolvimento de seus talentos.

O ritual nos leva às virtudes através da repetição constante e duradoura de procedimentos relacionados ao desenvolvimento da virtude em questão e que nos auxiliam a internalizar aquela qualidade almejada. Fazer com que ela se torne parte de nós, que a prática de atitudes relacionadas a ela se torne algo natural, tornando possível que essas atitudes possam ser praticadas sem esforço.
Dessa forma, quando fieis freqüentam a Igreja todos os domingos, oram e reverenciam a Deus, procuram desenvolver a virtude da fé. Ao passar horas em uma academia treinando o atleta almeja alcançar um corpo mais forte e vigoroso. O estudante ao dedicar-se ao estudo, procura acurar seu intelecto. Todas essas pessoas praticam "rituais" em busca do aprimoramento de qualidades que julgam importantes.

Nosso ritual é um conjunto de princípios e preceitos a serem observados para que possamos desenvolver em nossas vidas diárias as sete virtudes cardeais da Ordem DeMolay. Trás em suas linhas muito da simbologia, dos ensinamentos e das virtudes de nossa organização. Forma um perfil de sua História e das qualidades que todo DeMolay deve possuir.
Seguindo as associações feitas acima fica claro que, por exemplo, ao apresentarmos o pavilhão nacional, cantarmos o hino a bandeira e o hino nacional em nossas reuniões, buscamos fixar a virtude do patriotismo. Quando abrimos a Bíblia sagrada e orarmos no início e no fim de nossos trabalhos praticamos condutas relacionadas à fé e ao respeito pelas coisas sagradas.

Através da repetição constante dessas e de outras práticas simbológicas procura-se imbuir no DeMolay as virtudes cardeais de nossa ordem, fazer com que essas virtudes se tornem parte intrínseca dele. Logo devem praticar o Ritual aqueles que buscam desenvolver dentro de si essas virtudes.
Mas, se os objetivos do Ritual e da Ordem são tão puros e nobres, porque o caráter seletivo de nossa organização?????
É necessária a seleção para que possa haver um "local de trabalho" onde todos estejam centrados nos mesmos objetivos de evolução e livres de influências e distrações externas. Da mesma forma que num conservatório de música se encontram apenas pessoas que almejam desenvolver suas qualidades musicais, e numa academia se encontram pessoas preocupadas com o cultivo e preparo de suas condições físicas, dentro de um capítulo devem se encontrar somente pessoas preocupadas com o desenvolvimento das virtudes DeMolay.

A Ordem DeMolay é como uma escola para a vida, e não como um reformatório. Devem ser iniciados apenas os jovens que já possuam em sua conduta diária uma fagulha das virtudes de nossa ordem e que estejam dispostos a despender tempo e trabalho na evolução dessas práticas e no aprimoramento dessas qualidades. A Ordem faz às vezes de um ourives ao pegar o jovem em seu estado bruto e lapidá-lo.

Entretanto os DeMolays devem ser extremamente cautelosos no sentido de nunca barrar a entrada de pessoas merecedoras por desavenças pessoais ou sentimentos inferiores, bem como jamais sentir-se melhores ou superiores, sua obrigação para com a igualdade de todos é ainda maior, pois são conhecedores da Luz. Como um músico em sua escola, eles são apenas jovens buscando desenvolver talentos pessoais.
É importante lembrar que nada dentro do templo é realizado sem um objetivo prático em vista. Todos os processos e fases da reunião se encontram lá com o intuito de fixar aspectos comportamentais importantes em nossas vidas diárias e devemos procurar segui-los não apenas nas reuniões, mas em nossas vidas diárias.

A organização da passagem da palavra pelas várias regiões do templo por exemplo, nos oferece a melhor maneira de organizarmos uma argumentação concisa, rápida e eficiente dando a todos a oportunidade de expor suas opiniões sem censura. e nos auxilia a desenvolver o respeito pelo próximo e suas idéias reforçando o espírito de igualdade e companheirismo que deve existir entre todos.
Aplicado de maneira correta, apenas esse procedimento já seria capaz de oferecer grandes melhoras na eficiência e na comunicação de uma empresa, instituição de ensino, ou qualquer outra organização de nossas vidas extra-capitulares.
A simples freqüência às nossas reuniões, e a repetição automática dos procedimentos ritualísticos não basta para a formação de um DeMolay. Da mesma forma que a simples freqüência às aulas de um curso de medicina ou direito não forma um profissional verdadeiramente qualificado.

Da mesma forma que o advogado ou o médico precisam de uma experiência prática para vivenciar suas atividades e de constante atividade para não se "enferrujarem" é necessário o estudo e o esclarecimento das funções do ritual ao membros mais jovens e acima de tudo, uma prática diária desses ensinamentos em nossas vidas diárias.
O Ritual e as práticas capitulares nos oferecem, como já foi citado, um caminho a ser seguido, uma luz, uma direção, mas cabe a cada DeMolay, individualmente, buscar a verdadeira aplicação desses ensinamentos no seu dia a dia, sem a qual não teremos como mostrar "a todos homens, que nossas cerimônias não são fórmulas vazias".

Um último aspecto importante a ser analizado é: Por que os ensinamentos do ritual nos são apresentados através de símbolos e figuras de linguagem e não de uma maneira mais direta???
Por que não, simplesmente, nos apresentar os objetivos diretos do Ritual de forma clara e concisa? Colocar um texto como este que estou escrevendo dentro do seu conteúdo?
Os ensinamentos contidos no ritual nos são apresentados de maneira figurada e através de símbolos e modelos por duas razões simples.

Primeiramente, seria praticamente impossível expor de maneira direta o conteúdo e a forma de uma virtude, defini-la. Se eu pergunta-se (e acreditem, eu fiz isso) a qualquer DeMolay algo como: "O que é o Amor Filial para você?" ou "O que é o Companheirismo para você?" nenhum deles seria capaz de me oferecer uma verdadeira definição dessas virtudes. Eles seriam capazes, sim, de me oferecer exemplos de condutas praticadas por pessoas que possuem essas qualidades incorporadas dentro de si como "Amor Filial é respeitar e não desobedecer a seus pais." mas isso não chega a abranger todo o espectro de atitudes que se espera de uma pessoa com Amor Filial e muito menos a definir essa virtude.
Da mesma maneira que um professor de química se utiliza de representações gráficas para expor uma caricatura do que seriam átomos e como eles se comportam a seus alunos, nós nos valemos de modelos do que seria uma conduta virtuosa para nossos iniciados.

A segunda razão, igualmente importante, é que a representação simbológica nos permite desenvolver o interesse e a capacidade de reflexão do indivíduo, que busca extrair de nossas fórmulas o objetivo procurado, o sentido daquelas práticas. Mais do que isso, cada DeMolay que se debruça sobre a análise e o estudo dessas práticas chegará a conclusões e descobertas pessoais iguais em sua essência, mas ligeiramente diferentes em seus detalhes. A contraposição em debate dessas conclusões e descobertas nos permitirá alcançar uma síntese de idéias e reflexões sobre as virtudes em análise que nunca poderia ser resumida a um punhado de linhas em um livro. Assim, o Ritual DeMolay precisa ser vivido, para que possa ser compreendido.Não adiantaria eu descrever o que é um suco de laranja a qualquer pessoa que nunca o tenha bebibo, ela jamais saberia o que realmente representa até sorvê-lo. Assim se faz com a nosso ritual.

Carlos Eduardo Alves Pereira
Obreiro da Loja Fraternidade Barreirense Nº 4052 - Oriente dos Barreiros - PE
CIM:260301
Consultor do Capítulo Justiça e Perfeição Nº 685, Barreiros-PE
CID: 41052
Iniciado em 18/02/2001, pelo Capítulo Ouro Branco II Nº 389, Araripina-PE

~☼~

quinta-feira, 17 de março de 2011

Show de mobilização nacional no Twitter




Meus irmãos, 
no momento em que lhes escrevo este post, a Hashtag #demolayday figura entre as mais mencionadas no Twitter (Brasil) (neste momento em 3° lugar no ranking*).

Hoje, dia 18 de Março comemoramos o Dia Nacional da Ordem DeMolay, data esta escolhida por se tratar de uma data muito especial para a Ordem. Trata-se do dia da execução de Jacques DeMolay (18 de Março de 1314), e é também o dia de fundação da Ordem DeMolay (18 de Março de 1919).

Motivados pela vontade de exibir o orgulho de pertencer a uma instituição que promove um trabalho tão belo e importante para a sociedade, os DeMolays do Brasil se mobilizaram para fazer do dia de hoje, Dia Nacional da Ordem DeMolay, um dia em que nos mostramos à sociedade que servimos, afim de que possam conhecer nossos propósitos e trabalhos.

Parabéns DeMolays brasileiros por essa demostração de Orgulho e carinho pela Ordem DeMolay.
Não poderíamos neste momento deixar de agradecer ao Tio Alberto Mansur por ter dado o primeiro passo para tornar este dia uma realidade em nosso país.

Parabéns DeMolays!


*Ranking do Twitter BR - 18/03/2011 03:00h

1° NYTimesNews (Promoted)
2° #meunomenaoejhony
3° #demolayday
4° #programadojo
5° Rebecca Black
...

Atualizado
___________________
Na parte da tarde, a Hashtag #demolayday chegou ao segundo lugar no Ranking.

sábado, 12 de março de 2011

A Chama

 Fotografia por: André Samico"

 
Olá meus irmãos e leitor@s,
hoje cheguei da instalação do mais novo Capítulo de Pernambuco, o Justiça e Perfeição, na cidade de Barreiros.
Uma cidade que foi atingida por desastres naturais, hoje ganha braços e mentes comprometidas com o melhor para a continuidade da sua reconstrução/construção.

Foi uma instalação bem complicada nos bastidores da organização, mas quando chegou a hora do vamos ver, como sempre, os DeMolays que lá estiveram fizeram um trabalho bonito e harmonioso.

Mas eu não vim para fazer um relatório da instalação :D

Eu vim refletir junto com vocês sobre algo que foi dito pelo Tio/Irmão Carlos Eduardo, que quando foi iniciado, em 2001, lhe fora perguntando o que ele pretendia ao iniciar na Ordem. Ele não tinha resposta na época, como vários de nós não temos em nosso primeiro minuto depois de iniciado. Entretanto, sopraram no ouvido dele:
-"Diz que quer instalar um Capítulo!"
E ele disse.

10 anos depois, ele foi o semeador da ideia de fundar o Capítulo Justiça e Perfeição, sob os auspícios da sua Loja.'. Fraternidade Barreirense. E hoje a sua promessa foi cumprida.

Coincidentemente, hoje eu fui escalado de última hora para fazer a Cerimônia das Luzes, e infelizmente (ounão) me equivoquei quando ao término da cerimônia troquei o texto por:
"... Aí está a Causa da Ordem DeMolay! "


Participamos de uma belíssima Ordem, uma irmandade sem igual, vivemos a juventude, uma época onde cultivamos amizades sinceras, onde acreditamos e nos esforçamos para tornar o mundo melhor, buscamos pessoas que compactuem com nossos mais elevados planos de desenvolvimento da sociedade. O mundo precisa que cada um de nós permaneçamos com este espírito, nos mantendo inabaláveis diante de todos os olhares de reprovação daqueles que se apressam em julgar, permanecendo jovens por mais velhos que sejamos, o mundo precisa que sejamos como o Tio Carlos Eduardo, sementes que brotarão em terrenos necessitados de outros como nós.

Não somos segredo, não somos elite, devemos ser modelos, devemos ser estimulantes para novos jovens.
A Ordem deve alcançar cada cidade. Cada Loja.'. deste país deve poder olhar para nós e nossos trabalhos e enxergar a importância da nossa juventude construída e trilhada no caminho da beneficência social.

A chama que habita em nós não é nossa, ela é a chama de alguém que necessita de luz no seu caminho e que tem o potencial de acender mais e mais chamas.
A Causa da Ordem DeMolay existir é a necessidade de um mundo iluminado, por chamas interiores, que juntas transformarão nosso planeta em um astro de concórdia e fraternidade. Enquanto assim nosso planeta não seja, ele precisará de nós.


Enquanto houver uma Chama acesa em meio a escuridão, existirá a Ordem DeMolay.

Luz e Paz"